Periodontologia

A Periodontologia ou periodontia é uma especialidade da Medicina Dentária que se ocupa da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças periodontais, que se dividem em dois grandes grupos: a gengivite e a periodontite.

A periodontite e a gengivite são doenças que afetam o conjunto de tecidos que incluem a gengiva, o osso e o ligamento periodontal, responsável por manter a firmeza dos dentes no maxilar, e são o resultado da acumulação de bactérias nos tecidos da cavidade oral.

O depósito de placa bacteriana e de tártaro no sulco existente entre a gengiva e os dentes provoca uma inflamação crónica que, para além de provocar dor nas gengivas, destrói todos os tecidos que suportam os dentes.

Apesar de qualquer pessoa com uma higiene oral deficiente poder desenvolver uma inflamação das gengivas – inchaço, sangramento e por vezes dor nas gengivas -, alguns fatores, como a gravidez, a puberdade, dentes mal posicionados ou uso de próteses difíceis de higienizar, potenciam o aparecimento desta patologia.

Não sendo atempadamente diagnosticada e tratada, esta inflamação das gengivas evolui e acaba por se tornar num problema mais grave e complexo: a periodontite.

A perda de osso torna-se irreversível, os dentes começam a abanar, acabando mesmo por cair.

O stress, o tabagismo, fatores genéticos ou doenças como a diabetes são fatores de risco no aparecimento da periodontite.

A periodontite afeta grande parte da população e é responsável pela maior parte da perda de dentes em doentes adultos.

Embora este problema dentário seja muito sério, tem solução e quanto mais rápida for a uma consulta com o Periodontologista mais eficaz será.

No caso da inflamação das gengivas, o tratamento passa pela remoção de toda a placa bacteriana e tártaro acumulado, bem como o ensino de escovagem e de remoção de placa bacteriana interproximal, através da utilização de fio dentário e/ou escovilhões.

É fundamental que o paciente aprenda a fazer uma correta higiene oral e que a mantenha.

Relativamente à Periodontite, não é possível repor o osso já perdido.

Travar a progressão da doença, eliminar a infeção e proporcionar uma correta anatomia dos tecidos é o objetivo para que em casa o paciente possa ter uma correta higiene oral.

Concluído o tratamento, cabe ao paciente cumprir o programa de manutenção, onde se incluem medidas específicas de higiene e visitas regulares aos especialistas de Higiene Oral.

Principais Sinais De Doenças Nas Gengivas

  • Hemorragia nas gengivas.
  • Edema nas gengivas.
  • Retração das gengivas.
  • Mobilidade dentária.
  • Espaços entre os dentes.
  • Dor na gengiva.
  • Abcessos gengivais.
  • E muito mais…

Na presença de qualquer um destes sinais deve consultar o seu médico dentista ou higienista.