Higiene Oral

A Higiene Oral é uma especialidade fundamental na Medicina Dentária.

Responsável pelo diagnóstico, prevenção e terapêutica de doenças orais, é também determinante na manutenção dos tratamentos efetuados nas outras especialidades, que requerem uma adequada limpeza dentária através da destartarização.

Para além do rastreio da cárie, doenças das gengivas ou outras, nesta consulta é também realizada a remoção do tártaro e da placa bacteriana através de uma destartarização e profilaxia.

Um dos principais objetivos das consultas de Higiene Oral consiste na educação e promoção de bons hábitos de higiene oral.

Manter os cuidados de higiene oral recomendados permite eliminar eficazmente os resíduos de alimentos que se vão acumulando nos dentes e nas gengivas.

Estes cuidados visam uma ótima limpeza dentária através de uma correta escovagem (pelo menos duas vezes ao dia), da utilização de fio dentário e/ou da utilização de elixires.

Na ClÍnica Dentária Filipe Matias prestamos um serviço personalizado, onde contempla tanto a dimensão clínica, como a pedagógica, através da demonstração e ensino das técnicas que contribuirão para uma melhoria da sua saúde oral.

Manutenção Dos Tratamentos Efetuados

As idas regulares a consultas de Higiene Oral são fundamentais para manter a saúde oral.

Durante a consulta, implantes, coroas, pontes ou próteses fixas sobre dentes ou implantes, bem como restaurações, aparelhos ortodônticos e desvitalizações, são avaliados de forma a diagnosticar precocemente qualquer complicação.

Todos os procedimentos preventivos e terapêuticos realizados durante estas consultas contribuem para a longevidade destes tratamentos.

Destartarização

A destartarização consiste na remoção de placa bacteriana e tártaro das superfícies dentárias através da utilização de um aparelho de ultrassons, tendo como objetivo a realização de uma limpeza dentária que permita a eliminação dos fatores responsáveis pela maioria dos problemas orais.

Aplicação De Flúor

Procedimento utilizado para prevenção de cáries e redução da sensibilidade dentária, no qual é aplicado nas superfícies dos dentes um gel com uma concentração elevada de flúor.

Este mineral atua sobre o esmalte dentário, remineralizando-o e fortalecendo a sua estrutura

Dúvidas Frequentes

Com que frequência devem ser realizadas as consultas de Higiene Oral?

Para a Higiene Oral ser mantida de uma forma eficaz, as consultas devem ser realizadas no mínimo duas vezes por ano (6 em 6 meses). Caso o paciente tenha uma patologia (Gengivite ou Periodontite) deverá realizar consultas de 3 em 3 meses, mediante a opinião do seu Médico Dentista.

Qual é a importância de uma consulta de Higiene Oral?

A sua principal importância é o despiste das doenças orais, bem como o reencaminhamento para cada especialidade, respetivo diagnóstico e tratamento.

Qual a relação da Higiene Oral com os implantes dentários?

O sucesso do tratamento com implantes dentários está diretamente relacionado com um eficaz e rigoroso controlo da higiene oral do paciente.

Qual a relação da Higiene Oral com a Ortodontia?

No apoio à Ortodontia, a Higiene Oral incide na educação, instrução e motivação do paciente, de modo a despistar cáries e gengivites, que durante o tratamento ortodôntico se revelam mais frequentes.

De que forma pode a Higiene Oral contribuir para o controlo da Periodontal?

Aqui a Higiene Oral irá incidir sobre técnicas não cirúrgicas como a destartarização e alisamentos radiculares.

O que é o alisamento radicular?

É uma técnica não cirúrgica que consiste na remoção do tártaro que se localiza a nível intragengival.