Cuidados Materno-infantis

A consulta de medicina dentária na gravidez tem como objetivo informar a grávida sobre os cuidados que deve ter com a higiene oral, alimentação e futuros hábitos do recém-nascido.

Além disso, antes de engravidar é aconselhável fazer uma consulta de revisão no médico dentista, para evitar situações complicadas e de difícil resolução durante a gestação.

Durante a gravidez, a mulher sofre grandes alterações hormonais com efeitos na cavidade oral.

As gengivas podem sangrar facilmente e pequenas cáries podem evoluir devido ao maior número de refeições e à acidez da saliva (vómitos).

O primeiro passo para garantir uma boa saúde oral durante a gravidez passa por realizar um “check-up” antes de engravidar e efetuar todos os tratamentos dentários que sejam necessários.

Estão ainda indicadas consultas de Higiene Oral de 3 em 3 meses.

Quando surge algum tipo de patologia oral, cáries, abcessos dentários, gengivite (hemorragia das gengivas) e/ou periodontite, a grávida deve ser avaliada por um Médico Dentista de forma a decidir qual o tratamento indicado, de acordo com a fase da gravidez.

Dúvidas Frequentes

Deve-se tomar flúor durante a gravidez?

Atualmente o uso de flúor em comprimidos não está recomendado nas grávidas. Estudos científicos mostram que o flúor que passa da mãe para o bebé é mínimo e não tem influência na dentição da criança. A mãe deve usar uma pasta fluoretada. Em caso de elevado índice de cáries, pode ainda usar um elixir com flúor.

A gravidez estraga os dentes da mãe?

Não, a gravidez não estraga os dentes. É um mito pensar que os bebés “roubam” o cálcio às mães. Durante a gravidez ocorrem alterações nos hábitos alimentares da grávida, que podem aumentar o seu risco de desenvolvimento de cáries. São exemplo disso refeições com maior regularidade e a presença de saliva mais ácida pelas náuseas e vómitos.

É normal sangrar das gengivas durante a gravidez?

É frequente que durante a gravidez as gengivas sangrem com maior facilidade, devido a alterações hormonais que ocorrem durante esta fase. Deve ser feita a remoção de tártaro e placa bacteriana em consultório dentário e fazer uma boa higiene oral.