Aparelho Fixo e Removível

A Ortodontia é uma especialidade da Medicina Dentária que trata a má oclusão, ou seja, problemas no alinhamento dos dentes e desarmonias dentofaciais.

Atualmente, através de técnicas inovadoras e pouco invasivas, é possível corrigir o alinhamento dos seus dentes e a má oclusão em qualquer faixa etária ou fase de crescimento, contudo quanto mais cedo for feito o tratamento, melhores resultados são conseguidos.

Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

Também causam um stress adicional aos músculos responsáveis pela mastigação, o que pode provocar dores de cabeça, síndrome da articulação temporomandibular e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.

Para a correção destes problemas, o ortodontista recorre frequentemente a aparelhos fixos e/ou aparelhos removíveis.

O tipo de aparelho ideal para a correção dos dentes depende de uma avaliação criteriosa do ortodontista.

Aparelho Fixo

Os aparelhos fixos, são mais indicados para pacientes onde se necessita de uma movimentação maior dos dentes impedindo inclinações indesejáveis, tendo em vista a possibilidade de controlar o dente tridimensionalmente nestes tipos de aparelhos.

Estes aparelhos são colados diretamente aos dentes, permanecendo na mesma posição até o final do tratamento.

Usualmente, são confecionados em aço inoxidável, o que apresenta excelente compatibilidade biológica e desempenho clínico.

Nos casos de exigência estética, existem aparelhos criados em material cerâmico, com uma aparência mais discreta.

Aparelho Removível

Os aparelhos removíveis estão mais indicados para pequenos movimentos dentários e em pacientes em fase de crescimento.

Nestes casos pode-se aproveitar o crescimento do paciente, é a denominada Ortopedia Funcional dos maxilares.

Estes aparelhos são confecionados em aço e/ou resina acrílica e possibilitam ao paciente a sua remoção durante as refeições e atividades físicas, facilitando também a higienização bucal.

Principais Vantagens Dos Aparelhos

Correção Estética

Os problemas ortodônticos têm, muitas vezes, consequências ao nível social e profissional, levando a situações de restrição/inibição do sorriso por vergonha. O tratamento ortodôntico adequado permite uma acentuada melhoria da aparência dento-facial, contribuindo para um elevado aumento da autoestima do paciente.

Melhora a Higiene Oral

Os dentes apinhados ou mal alinhados tornam a higiene oral uma tarefa bem mais difícil. Ao corrigir o mau posicionamento, o tratamento ortodôntico possibilita uma melhoria da higiene oral, prevenindo o aparecimento de cáries extensas e doenças nas gengivas que, nos casos mais graves, podem levar a perda de dentes.

Aumento Da Eficiência Mastigatória

O restabelecimento de uma relação correta entre os dentes superiores e inferiores traduz-se numa maior eficiência mastigatória, eliminando a dificuldade ou incapacidade de mastigar certos alimentos e permitindo uma nutrição mais adequada.

Melhora a Fonação e Respiração

O restabelecimento da oclusão evita e elimina problemas de respiração, o que se traduz numa melhoria da comunicação verbal, com consequências evidentes na atitude e bem-estar do paciente ao nível social.

Prevenção De Danos Na Articulação Temporomandibular

Em alguns casos, o tratamento ortodôntico evita complicações na articulação temporomandibular (a articulação que permite a união da mandíbula com o crânio, mais concretamente com o osso temporal), que pode estar na origem de dor crónica na cabeça, face, pescoço ou ouvidos, bem como de tonturas, enjoos e limitações na abertura e fecho na boca.